Causas, sintomas e tratamento da insônia. Abordamos todos os tipos de insônia, como insônia aguda, crônica, insônia primária e secundária, insônia leve, moderada ou grave. Tratamentos naturais, médicos e alternativos.


quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Insônia e alimentação adequada

Para a insónia podem também contribuir aspectos relativos à alimentação. Isto passa quer pelo facto de as pessoas se deitarem com fome, quer pelo facto de comer e beber antes de se deitar ter um efeito perturbador relativamente ao sono. É o caso das bebidas contendo cafeína (café, chá, chocolate e cola) e das comidas contendo tirosina (como os queijos e carnes fermentados). O alcool também é de evitar, na medida em que até pode ajudar a adormecer, mas o sono que se consegue é superficial e perturbado, com a tendência para se acordar demasiado cedo. A nicotina também não é recomendável.
O jantar é uma refeição importante (para algumas pessoas a mais substancial do dia), mas deve ocorrer suficientemente cedo, para que não se deites no auge da digestão. Se lhe apetecer, faça um lanche ligeiro antes de se deitar.
Outra questão relevante é a de saber o que comer/beber. O leite é uma boa opção, na medida em que contém uma substância (triptofano) que é indutora do sono; se for acompanhado por uma fatia de pão ou outra comida com hidratos de carbono, melhor ainda, na medida em que estes ajudarão esta substância a ser absorvida, potenciando o seu efeito.
Índice dos artigos relativos a Insônia